FORMAÇÃO

Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); ◊ MBA em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); ◊ Especialista em Estudos de Viabilidade Econômico Financeira pela Universidade de São Paulo (USP); ◊ Sócio da BID Gerenciamento e Planejamento, criada em 2014 como Consultor de Planejamento e Controle de Obras.

ATUAÇÃO

Atuou no Pentágono (USA), Metro SP Linha Amarela, Hidrelétrica RJ/MG (UHE Simplício), P. Central Hidrelétrica (Sítio Grande/BA) e em outras obras de infraestrutura no Brasil; ◊ Mais de 50 clientes recorrentes; Atuação plena em mais de 12 Projetos de empreendimentos imobiliários; ◊ Atuação em Obras Industriais como: Leroy Merlin, AMBEV, ALSTON, Universidade UDF, Hangar Libherr; ◊ Palestrante focado na difusão do conhecimento de Engenharia aplicada.

PERFIL

Murilo Barbosa estudou em uma das melhores universidades do país, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Após sua formação começou sua jornada em busca de ferramentas que o ajudasse a se diferenciar dos outros engenheiros, nessa época conheceu muitos gestores renomados e vivenciou na prática como fazer projetos acontecerem do começo ao fim.

Foram excelentes oportunidades nas maiores empresas do país e do exterior, chegou a atuar em projetos de Hidrelétricas RJ/MG (UHE Simplício) e P.Central Hidrelétrica (Sítio Grande/BA), em obras do Metrô SP Linha Amarela e até mesmo dentro do Pentágono (USA). Mas o que realmente fez desse simples engenheiro um grande profissional foi trabalhar diretamente com bons gestores e mentores.

Foi através desses gestores que Murilo Barbosa aprendeu 4 importantes ferramentas::

– 1º) Relação Interpessoal, você tem que saber lidar com pessoas pois o tempo todo vai negociar com fornecedores, conquistar e argumentar com clientes, e ainda influenciar e motivar a equipe de obra.

– 2º) Domínio do capital, você tem que saber planejar entrada e saída de dinheiro de um projeto, conhecer o potencial de venda e aceitação do público e do mercado.

– 3º) Gerenciamento do tempo, você tem que dominar o gerenciamento de tempo para que não haja sustos e prejuízos.

– 4º) Foco no objetivo, você tem que ter clareza no objetivo principal e tudo deve estar alinhado para que você surpreenda as expectativas do seu cliente.

Após essas experiências, buscou o desenvolvimento, junto à Guilherme Barbosa e Daniel Paglia, as 10 regras de ouro para gestão de projetos:

GESTÃO DE OURO DE PROJETOS:

  • FAÇA DO CONTRATO SEU INSTRUMENTO DE GESTÃO
  • ORÇAMENTO  É A BASE DO RESULTADO
  • DESAFIE O PROJETO
  • PLANEJAMENTO É MUITO MAIS QUE UM CRONOGRAMA
  • MÁ GESTÃO DO FLUXO CAIXA QUEBRA EMPRESA
  • EQUIPE ESTRATÉGICA É A SOLUÇÃO
  • O FORNECEDOR É PARTE ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO
  • FISCALIZAÇÃO É A PROTETORA DO CONTRATO
  • ESCRITÓRIO DE CAMPO É GERADOR DE RESULTADO
  • TODO PROJETO TEM OPORTUNIDADES

Hoje Murilo Barbosa é pós-graduado em Gestão Empresarial e especialista em Viabilidade Econômica Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. É empresário e consultor com mais de 50 clientes, 20 projetos Industriais, gestão de orçamentos de 1 bilhão de reais, gestão de obras de 400 mil metros quadrados, 9 estudos de viabilidade em empreendimentos imobiliários e desenvolvimento de  empresas no Vale do Paraíba.

É também o criador do Projeto Engenheiro, uma plataforma online que ensina simplesmente TODOS OS PROCESSOS da construção civil. Lançou o curso Home Building, que resume o conhecimento prático e aplicado de 5 engenheiros. No curso, os engenheiros ensinam a empreender e gerir uma unidade de negócio do zero.

E sua trajetória não para por aí, já está em desenvolvimento um novo curso online que será o mais completo da história da engenharia, aguarde!

Artigos escritos por Murilo Barbosa